Realizado por

Dois eventos estarão ocorrendo concomitantemente: X ERI-MT e o IV Simpósio IC. Abaixo estão os detalhes de submissão para os dois eventos.

Datas Importantes

Submissão dos trabalhos X ERI-MT: até 16/09/2019
Submissão dos trabalhos IV Simpósio IC: até 28/09/2019
Notificação de aceite aos autores: a partir de 30/09/2019
Envio da versão final: até 10/10/2019
Apresentações: 16 a 18/10/2019
Disponibilização dos anais: a partir de 18/11/2019

Tópicos de interesse

X ERI-MT

Aplicações Móveis
Arquitetura de Computadores
Big Data e Análise de Dados
Cidades Inteligentes
Computação Gráfica
Desenvolvimento Ágil de Software
Empreendedorismo e Inovação
Engenharia de Software
Governança de TI
Inclusão Digital
Informática na Educação
Inteligência Artificial
Interação Humano-Computador
Internet das Coisas
Processamento de Imagens
Otimização e teoria dos grafos
Redes de Computadores
Segurança de Informação
Sistemas Distribuídos
Tecnologias Assistivas

IV Simpósio IC

Alimentos e Bebidas
Alimentação e saúde (AS)
Alimentos funcionais (AF)
Análise sensorial e perfil do consumidor (ACS)
Bioquímica e biotecnologia de alimentos (BB)
Caracterização química e físico-química de alimentos (FQ)
Formulação e processamento de alimentos (FP) Controle de Qualidade e Microbiologia de Alimentos (CM)
Controles e Processos
Eficiência Energética (EE)
Indústria 4.0 (IN)
Lean Manufacturing (LM)
Gestão e Negócios
Gestão de Recursos Humanos (GRH)
Gestão da Qualidade (GDQ)
Logística (LOG)
Processos Gerenciais (PGE)
Tecnologia da Informação
Engenharia de Software (ES)
Governança de TI (GTI)
Inclusão Digital (ID)
Informática na Educação (IE)
Interação Humano-Computador (IHC)
Internet das Coisas (IC)
Redes de Computadores (RC)
Segurança de Informação (SI)
Multidisciplinar
Acessibilidade (AC)
Compliance (CP)
Desenvolvimento Sustentável (DS)
Pluralidade Cultural (PC)
Segurança do Trabalho (ST)

Formato de Submissões e Processo de Avaliação

X ERI-MT

As submissões ao ERI-MT podem ser por meio de minicursos, artigos completos ou artigos curtos, que devem ser submetidos em formato exclusivamente digital (arquivo PDF), através do sistema JEMS (link). Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC (link).

Artigos completos

Os artigos completos visam a publicação de trabalhos científicos com resultados parciais ou finais, relevantes para a área de computação. Os artigos completos estão limitados em no mínimo 5 páginas e no máximo 6 páginas. Os artigos aceitos deverão ser apresentados nas sessões técnicas orais, com tempo máximo de 15 minutos e serão publicados nos Anais da ERI-MT 2019.

Artigos curtos

Os artigos curtos visam a publicação de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica ou pesquisas científicas em andamento que apresentem resultados parciais. Os artigos curtos estão limitados em no mínimo 2 páginas e no máximo 3 páginas. Os artigos curtos aceitos deverão ser apresentados na forma de pôster e também serão publicados nos Anais da ERI-MT 2019.

Minicursos

Os minicursos poderão ter carga horária de 4 ou 8 horas e podem ser teóricos ou práticos com o desenvolvimento em laboratório de informática. Para encaminhar a proposta, os autores devem preencher todos os itens do formulário de inscrição (link).

Após a aceitação da proposta, os autores deverão elaborar um texto completo para a aceitação final. Esse documento deverá seguir o modelo de capítulo de livro da SBC (link) e devem ter entre 10 e 15 páginas. O livro será publicado com ISBN.

IV Simpósio IC

Para o evento IV Simpósio IC os resumos serão enviados para o Comitê Científico da FATEC SENAI MT para revisão e considerações. O Comitê Científico reserva o direito de recusar ou decidir pelo formato de apresentação final.
Cada submissão será avaliada preliminarmente usando o seguinte critério: Mérito científico; Relevância do tema e conteúdo; Criatividade e originalidade; Aplicação prática.

Normas para elaboração de resumos

  1. O Resumo submetido deverá conter Título, Autoria (nomes citações na ordem da autoria), Instituição de Ensino, Texto Científico e quando necessário Órgão Financiador.
  2. Fonte: Arial 12, espaçamento 1,5 e texto justificado.
  3. Os resumos devem conter no mínimo 300 palavras e máximo de 500 palavras.
  4. Devem obrigatoriamente conter, em formato de texto corrido, os itens: introdução, objetivos, material e métodos e conclusão.
  5. Figuras e tabelas não devem ser incluídas no texto.
  6. Não incluir referências a não ser que seja necessário; 
  7. Título, autores, palavras-chave e agradecimentos não estão inclusos no limite de palavras.
  8. Idioma: Português e Espanhol.
  9. Autores: Fornecer os nomes completos e endereços de e-mail de todos no ato da submissão.
  10. Afiliação: Inserir no ato da submissão, para cada autor: instituição, cidade e estado.
  11. Palavras-chave: Máximo de 3 palavras separadas por ponto e vírgula.
  12. Agradecimentos/apoio financeiro: poderá ser incluído ao final do texto.
  13. Modelo do Resumo – link  Arquivo Modelo do Resumo.Docx (link)

Normas para elaboração e apresentação dos pôsteres

1.    Para o recebimento do certificado relativo ao(s) trabalho(s) será obrigatória a exposição do(s) mesmo(s) em forma de pôster(es), na data estabelecida pela comissão científica.
2.    Os pôsteres poderão ser apresentados por qualquer um dos autores inscritos e com confirmação de pagamento da inscrição;
3.    A exposição do(s) pôster(s) será realizada nos dias 17 e 18 de outubro de 2019. Não será possível alterar a data de apresentação.
4.    O pôster deverá ser preparado de forma clara e estética contendo título, autores, instituição de origem, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências principais e agradecimentos (opcional);
5.   O tamanho do pôster será de 90 cm de largura por 120 cm de altura, deverá conter canaleta superior e inferior para fixação;
6.   No canto superior direito colocar uma caixa de texto contendo o código do resumo, em fonte Arial 52, negrito e letra preta (EX: QA 51);
7.    O código do resumo será gerado após o aceite do(s) trabalho(s) e ficará disponível, via página oficial do evento na internet, juntamente com o local da exposição do(s) pôster(es), data e horário;
8.   O título do pôster deverá ser idêntico ao resumo enviado e apresentar letras de tamanho igual ou superior a 60, negrito e centralizado;
9.   A ordem dos autores deve ser a mesma enviada no resumo, fonte Arial, tamanho 44, centralizado, deve estar abaixo do título, com nomes completos (exemplo: Márcia Helena Scabora);
10.  O texto do pôster deverá apresentar letras de tamanho igual ou superior a 35;
11.  O pôster deverá ser montado pelos autores, nos espaços designados pela Comissão Organizadora, às 18:00 horas do dia da apresentação e ser retirado pelo autor(a) às 19:40h do mesmo dia.
12.  Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, onde constará o nome de todos os autores;
13.  Para o recebimento do certificado relativo ao trabalho será obrigatória a presença do apresentador juntamente ao pôster durante o período de exposição do mesmo.
14. Modelo para apresentação do poster: arquivo modelo do poster